Em manutenção aguarde alguns instantes...

Golpe da Lista Telefônica

FIQUEM ATENTOS!

Os empresários recebem uma ligação telefônica por parte de “EDITORAS DE LISTAS TELEFÔNICAS” ou empresas de publicidade, pedindo para atualizar os dados cadastrais com o intuito de renovar, sem custos, contrato de divulgação gratuita no site ou publicação em lista telefônica. Geralmente a ligação é atendida por um funcionário da empresa e os golpistas argumentam que, por se tratar de um serviço sem custos, o funcionário mesmo pode autorizar, ou é induzido a se qualificar como gerente da empresa e assinar.

Em seguida, os golpistas enviam um documento por e-mail pedindo para o funcionário ou o empresário assinar, carimbar e devolver. O documento destaca os dados da empresa, mas, logo abaixo, em letras bem pequenas, aparece o valor do contrato, que geralmente é dividido em 12 parcelas de alto valor. Os golpistas miram no valor da multa que será cobrada quando a empresa for cancelar o contrato.
Alguns golpistas chegam a ligar para as vítimas dizendo ser do Cartório de Protesto ou um escritório de advocacia, cobrando o pagamento do título, sob pena de protestá-lo.

O Procon Trindade orienta quem for vítima, reunir o maior número possível de documentos enviados pela empresa golpista e procurar o Procon para registrar sua reclamação, bem como registrar um boletim de ocorrência na Delegacia.

Compartilhar

Desenvolvido por